Muita gente tem (ou já teve) em casa um daqueles móveis ou objetos de madeira antigos, praticamente hereditários, ou mesmo alguma peça de anos atrás que já não exibe a beleza e brilho envernizado de antes
Quando surge a vontade de mudar tudo, nem sempre a solução é jogar a mobília fora e comprar tudo de novo. Se você tiver criatividade, um balde com a tinta certa e uma tarde livre, tudo é possível! Saiba um pouco mais sobre pintura em madeira:
1 – Efeitos especiais
Claro que você pode ficar só na cor básica e envernizar (e já terá um resultado incrível), mas para quem gosta de ousar um pouco mais, vale a pena investir um pouco mais de trabalho para obter texturas incríveis! Conheça algumas:
Decapê (marca os poros da madeira, geralmente em cor clara);
Pátina (aspecto envelhecido, obtido com mesclagem de cores);
Ebanizado (visual da árvore africana, que confere um tom bem escuro);
Marmorizado (simula a textura do mármore).
2 – Tipos de tinta
Existem vários tipos de cobertura, próprios para superfícies de madeira. As tintas à base de água são muito resistentes à luz, por exemplo, enquanto as baseadas em álcool têm cobertura uniforme e são difíceis de manchar. As tintas envernizadas, por sua vez, impermeabilizam e protegem o móvel, mas são difíceis de remover.
O que recomendamos: faça um teste! Antes de decidir se essa é a tinta certa, aplique-a em um canto pouco visível da peça e aguarde a secagem.
3 – Fechando com chave de ouro
De que adianta uma bela pintura se não houver um acabamento impecável? A finalização das peças com vernizes e seladores é essencial para manter a cobertura bonita por mais tempo.
Vale acrescentar que esse tipo de aplicação fica mais bonito se for utilizado como destaque em peças menores ou partes de móveis maiores.
0 comentários:
Postar um comentário