MUNDO | GUERRAxPAZ - Biden deve pacificar relação com China ou pode haver guerra, alerta ex-secretário de estado americano Henry Kissinger.

Ex-secretário de Estado vê movimento com o que antecedeu conflito mundial em 1914; “riscos são maiores hoje”, disse.

O ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, alerta sobre um possível conflito militar caso as já desgastadas relações entre EUA e China não sejam pacificadas.

Braço direito dos ex-presidentes Richard Nixon e Gerald Ford nas relações internacionais, o diplomata de origem judia foi um dos protagonistas na política externa norte-americana entre 1968 e 1976.

Aos 97 anos, Kissinger relaciona a disputa entre Washington e Beijing com a crise que precedeu a Primeira Guerra Mundial.

“Os EUA e a China se aproximam de um confronto e conduzem sua diplomacia de forma confrontadora”, afirmou o ex-secretário de Estado em evento da Bloomberg nesta terça (17).

“A menos que haja alguma base para ação cooperativa, o mundo cairá em uma catástrofe comparável à Primeira Guerra Mundial. Mas com as tecnologias militares disponíveis hoje, a crise seria ainda mais difícil de controlar”, assumiu Kissinger.

O diplomata e ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, em cerimônia no Pentágono, Washington, em maio de 2016 (Foto: Secretaria de Defesa dos EUA/Adrian Cadiz)

“Guerra Fria 2.0”

A chamada “Guerra Fria 2.0” entre os dois países é o primeiro passo a um longo conflito, caso o democrata recém-eleito, Joe Biden, não freie a crise.

A erosão nas relações entre Beijing e Washington se aprofundou desde o início da pandemia, quando Donald Trump culpou o país pela erupção de casos no mundo.

O vírus, no entanto, foi apenas a largada à troca de farpas e sanções ininterruptas entre as duas potências mundiais, que agora estendem a disputa em termos comerciais e tecnológicos a aliados ao redor do mundo.

“Os EUA e a China nunca enfrentaram países de magnitude semelhante. Esta é a primeira experiência. Por isso devemos evitar que se transforme em um conflito militar”, pontuou Kissinger, ao ressaltar da necessidade de respeito entre as diferenças culturais dos dois países.

Tags: BEIJING, CHINA, CHINA-EUA, CONFLITO MILITAR, DONALD TRUMP, EUA, GERALD FORD, GUERRA FRIA, GUERRA FRIA 2.0, HENRY KISSINGER, JOE BIDEN, PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, TECNOLOGIA MILITAR, WASHINGTON

FONTE: UMA CONTRIBUIÇÃO DO SITE: AREFERENCIA.COM

EDIÇÃO:
REDAÇÃO DO GRUPO

 

Google Plus

Por CEO Grupo M4

Entender Condomínio

1 comentários:

  1. Bem-vindo à grande irmandade dos Illuminati Columbia, EUA, Reino Unido, Brasil, Suécia e qualquer outro lugar do país sobre como ingressar na irmandade Illuminati para se tornar rico e famoso. Você é um político, um empresário / mulher?
    artista musical, estudante, jogador de futebol ou qualquer outra ocupação que você exerça
    quer ser rico, poderoso e famoso na vida. Os Illuminati podem conceder todos os seus
    desejo do coração de se juntar aos illuminati para se tornarem ricos e famosos na vida,
    Illuminati, fazemos você realizar o seu sonho de se tornar rico e protegê-lo todos os dias da sua vida ......
    BENEFÍCIO DADO A UM NOVO MEMBRO QUE INSCREVE-SE NA ILLUMINATI
    uma recompensa em dinheiro de $ 300.000 usd
    um carro de sonho novo e estiloso avaliado em $ 120.000 usd
    uma casa de sonho comprada no país de sua escolha
    um mês (totalmente pago) de férias para o turista dos seus sonhos
    destino.
    pacote de associação de golfe de um ano
    um tratamento v.i.p em todos os aeroportos do mundo
    uma mudança total de estilo de vida
    acesso a bosques boêmios
    $ 1.000.000 de pagamento mensal em sua conta bancária
    todos os meses como membro,
    um mês reservado com os 5 principais líderes mundiais
    e as 5 maiores celebridades do mundo >>
    JUNTE-SE A ILLUMINATI SUAS DIFICULDADES FINANCEIRAS ESTÃO ATRASADAS NO FIM. NÓS
    ELES APOIAM VOCÊ FINANCEIRA E ESPIRITUALMENTE PARA GARANTIR QUE VOCÊ VIVA UM
    VIDA CONFORTÁVEL SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO, CONTATE MR Richard +1 864 590 9199 ou envie um e-mail para o templo em ILLUMINATIB947@GMAIL.COM para imediatamente
    Iniciação

    ResponderExcluir